A Câmara Municipal de Bayeux debateu, nesta terça-feira (25), aprovação do Projeto de Lei Complementar 12/2025, de autoria do Poder Executivo, que garante a adequação dos vencimentos do quadro do Magistério Público Municipal ao Piso Salarial Profissional Nacional. O PL foi aprovado por todos os vereadores presentes na Casa.
Além da aprovação do reajuste salarial, a sessão foi marcada por debates importantes voltados à infraestrutura, segurança pública e reconhecimento de personalidades.
A vereadora Iara Caetano apresentou uma série de requerimentos voltados à segurança e infraestrutura da cidade. Um dos pedidos encaminhados à Secretaria de Segurança e Proteção Social solicita a implantação de agentes de segurança no Mercado Público da Imaculada durante o período noturno.
Ainda para o mercado da Imaculada, a parlamentar requereu à Secretaria de Infraestrutura uma revitalização do espaço, tornando-o mais adequado para os trabalhadores e frequentadores. Além disso, solicitou a instalação de dois novos coletores de lixo e entulhos na Terceira Travessa José Evandro de Vasconcelos, em frente à Igreja São Sebastião.
A vereadora França também focou na melhoria da mobilidade urbana, apresentando requerimento para a instalação de um ponto de ônibus no Conjunto Mariz, localizado no bairro Mário Andreazza.
Já o vereador Noquinha propôs a pavimentação asfáltica da Avenida Francisco Marques da Fonseca, no Alto da Boa Vista, e a construção de uma ponte ligando essa mesma avenida ao bairro Rio do Meio.
Noquinha também solicitou a capinação e limpeza da Rua Marechal Castelo Branco, no bairro Mário Andreazza, enquanto o vereador Wagner do Grau pediu à Secretaria de Infraestrutura que realize o serviço de terraplanagem das ruas próximas à Casa da Paz, no bairro Jardim Aeroporto, e a limpeza da Praça Doutor Expedito Pereira, também na região.
A sessão também contou com a concessão de honrarias. O vereador Marcelo Bandeira concedeu o título de cidadão bayeuxense ao senhor Deusdete Queiroga. Além disso, um requerimento coletivo foi aprovado para a entrega de uma moção de aplausos ao Cabo Marlon da Silva Araújo, em reconhecimento aos seus serviços prestados à comunidade.
Outro destaque foi o Projeto de Decreto Legislativo da vereadora Pastora Anunciada, que concede o título de cidadão bayeuxense ao Tenente-Coronel Diego Pedra, comandante do 16º Regimento de Cavalaria Mecanizado.
Projetos de lei e parcerias institucionais
Dentre os projetos de lei apresentados, destacam-se:
– Projeto de Lei do vereador Cabo Rubens que propõe a alteração do nome da Guarda Civil Municipal de Bayeux para Polícia Municipal de Bayeux.
– Projeto de Lei do vereador Marcelo Bandeira que institui a Semana de Conscientização da Endometriose no município.
– Projeto de Lei do vereador Jossauro Pereira que propõe a criação do selo “Amigo do Autista”, para incentivar empresas e instituições a promoverem inclusão.
Durante a sessão também foi anunciada uma importante parceria entre a Câmara Municipal e o Instituto Legislativo Brasileiro, órgão vinculado ao Senado Federal. O gabinete do senador Veneziano Vital do Rêgo está intermediando um convênio para a implantação da Escola do Poder Legislativo em Bayeux, uma iniciativa que visa capacitar servidores e agentes políticos.