A Câmara Municipal de Bayeux se reuniu nesta quinta-feira (25) para mais uma sessão marcada por debates importantes sobre políticas públicas, com destaque para a discussão sobre a adultização e sexualização precoce de crianças e adolescentes. O Vereador Josauro Pereira propôs a criação do Dia Municipal de Conscientização ao Combate à Adultização, enquanto o Vereador Adriano Martins apresentou a Lei Felca, que prevê um programa de prevenção e enfrentamento à adultização e à sexualização precoce no ambiente digital e em eventos.
A sessão também registrou momentos de homenagem e reconhecimento, com a aprovação do Requerimento nº 361, de autoria coletiva, para consignar em ata votos de pesar pelo falecimento do promotor de justiça Doutor Manuel Henrique.
Outras iniciativas em pauta incluíram projetos voltados à inclusão e acessibilidade, como o Programa Municipal de Calçadas Acessíveis Inclusivas, proposto pela Vereadora Iara Caetano, além de propostas da Mesa Diretora para a criação do Programa Câmara de Bayeux Itinerante e a regulamentação de processos legislativos, protocolos eletrônicos e mecanismos de transparência.
A saúde e o bem-estar também foram temas abordados, com projetos da Vereadora Pastora Anunciada voltados à política de atendimento integral a pacientes oncológicos e do Vereador Cabo Rubens para implementação de psicologia escolar na rede municipal. Durante a sessão, foram analisados vetos do Poder Executivo, incluindo os vetos integrais aos Projetos de Lei 018/2025, 046/2025 e 040/2025, além de propostas relacionadas ao transporte coletivo e à Atenção Primária à Saúde.
Diversos requerimentos pediram melhorias na infraestrutura e serviços da cidade, como a manutenção da Praça Ivanil da Oliveira da Silva, solicitada pelo Vereador Josauro Pereira; a sinalização de lombadas na Avenida Getúlio Vargas, no Rio do Meio, e a implementação de rondas escolares noturnas, solicitadas pela Vereadora Rosiene Sarinho; a execução da operação tapa-buracos e recuperação de calçamento em diversos pontos, pedidos pelas Vereadoras Iara Caetano e França; a implantação de ciclovias e de pulseiras de identificação para pessoas com condições de saúde invisíveis, solicitadas pelo Vereador Josauro Pereira. Entre as iniciativas, o Vereador Adriano do Táxi também sugeriu a denominação de um logradouro público no bairro Comercial Norte como José Simplício da Silva Filho.
Todos os requerimentos e projetos de lei foram aprovados por unanimidade pelos vereadores da Casa Legislativa.