Ir para o conteúdo

Infraestrutura, saúde e mobilidade: Câmara de Bayeux avança com propostas e valoriza participação popular*

A Câmara Municipal de Bayeux realizou, nesta terça-feira (22), mais uma sessão ordinária com participação ativa dos parlamentares e da população, onde foram apresentadas diversas matérias voltadas para a infraestrutura, saúde e mobilidade urbana da cidade.

O vereador Marcelo Bandeira solicitou a recuperação e calçamento da Rua Marechal Castelo Branco, no bairro Mário Andreazza, além da reforma da praça localizada na Rua Arnaud Oliveira Lima, no bairro São Bento, por trás da Mega Nordeste. Ele também cobrou a realização de capinagem e limpeza dos bueiros na Rua Firmino Caetano, na região conhecida como Baixada, no bairro do Sesi.

Já a vereadora Iara Caetano apresentou requerimentos voltados à infraestrutura e saúde. Ela solicitou à Secretaria de Infraestrutura a recuperação do calçamento em paralelepípedo e a revisão das galerias de ambos os lados da Rua Doutor Gilvan Muribeca. Na área da saúde, destacou a importância de ampliar o acesso aos atendimentos odontológicos pelo CEO, propondo que o serviço funcione também no período noturno, até às 22h, para atender a população que trabalha durante o dia.

A vereadora Pastora Anunciada defendeu um estudo técnico para a construção de uma creche no bairro Jardim Aeroporto, atendendo às mães da região que enfrentam dificuldades por não haver uma unidade próxima. Ela também solicitou ao deputado federal Mercinho Lucena uma emenda parlamentar que viabilize o retorno das cirurgias do programa Opera Bayeux, além da limpeza, capinagem e revitalização da Rua Aluízio Pereira da Silva, no bairro da Imaculada.

A vereadora Jays de Nita também reforçou demandas por infraestrutura urbana. Ela solicitou operação tapa-buraco na Rua Manoel Nunes dos Santos, no Jardim Aeroporto; construção de calçada e instalação de coletores de lixo na Rua Balbino de Mendonça, no bairro São Bento; e obras de drenagem e pavimentação na Rua do Sargento Antônio Porto, também no Jardim Aeroporto.

O vereador Josauro Pereira propôs medidas para a segurança e mobilidade urbana, solicitando a colocação de cerca de proteção, urbanização e sinalização adequada ao longo de todo o trecho ferroviário que corta o município, além de campanhas educativas. Ele também requereu manutenção preventiva e corretiva da frota de ônibus de transporte escolar universitário.

Em reconhecimento ao trabalho comunitário, os vereadores Adriano Martins e Wagner do Grau apresentaram requerimento conjunto de voto de aplauso ao Padre Pedro Felipe de Araújo Silva. Eles destacaram o engajamento do religioso com a juventude e a revitalização da paróquia local, ressaltando sua atuação nos últimos dezoito meses. “Pedro Felipe é um padre que se destacou muito através da reforma da paróquia e pela aproximação com os jovens”, destacou Wagner.

“Esse momento não poderia passar em branco, pois ele vem desempenhando um excelente papel como autoridade eclesiástica aqui no nosso município”, complementou Adriano.

Além disso, o vereador Adriano Martins apresentou requerimento solicitando à Secretaria de Planejamento e Infraestrutura a requalificação da rotatória do Jardim Aeroporto, considerada estratégica para o trânsito da região.

Homenagem ao Papa Francisco

A sessão também contou com um momento de homenagem. A vereadora Eloah Felinto pediu um minuto de silêncio pela morte do Papa Francisco, destacando seu legado como um defensor da igualdade.

“Perdemos hoje não um pontífice, mas um homem que compreendia e dizia que todos somos iguais”, afirmou.

Projetos de lei

Entre os projetos apresentados, o vereador Josauro Pereira protocolou o Projeto de Lei nº 32/2025, que institui a Semana de Conscientização e Prevenção ao Câncer no âmbito do município.

Já o vereador Adriano Martins propôs o Projeto de Lei nº 33/2025, que cria a Política Municipal de Prevenção à Violência Escolar, com atenção ao uso excessivo de telas por crianças e adolescentes. Ambos os projetos foram encaminhados para análise das comissões da Casa.

Em regime de urgência urgentíssima, os parlamentares também aprovaram o Projeto nº 06/2025, de autoria de Adriano Martins e outros, que requer a tramitação do Projeto de Resolução nº 008/2025, proposto pela Mesa Diretora. O vereador Josauro Pereira atuou como relator da matéria e apresentou parecer favorável.

 

Compartilhe:

Palavras-Chave: