Na sessão ordinária da Câmara de Bayeux desta terça-feira (25), os vereadore debateram a solicitação da vereadora Rosiene Sarinho que trata da implantação de uma UTI neonatal no Hospital Infantil João Marsicano. Durante sua fala, a vereadora destacou a urgência dessa medida para garantir o atendimento adequado a recém-nascidos em situação de risco, afirmando.
“A implantação da UTI neonatal é essencial para salvar vidas e proporcionar o cuidado necessário aos bebês que precisam de cuidados intensivos, um serviço que nossa cidade merece”, defendeu.
Além da UTI neonatal, diversos outros requerimentos foram abordados durante a sessão. O vereador Berguinho do Impacto Som fez um apelo à gestão municipal solicitando um carro próprio para transportar pessoas que desejam doar sangue no hemocentro. O vereador também requisitou a troca da parada de ônibus no ponto final e serviços de poda de árvores e limpeza de praça, em Tambaí.
A vereadora Iara Caetano, por sua vez, solicitou melhorias na Rua Manoel Paulino Gomes, no bairro Mário Andreaza, com foco na reengenharia da via.
O vereador Jossauro Pereira, preocupado com a inclusão social, apresentou um requerimento para a realização de um censo municipal de pessoas com deficiência.
A vereadora França também trouxe à tona a questão da saúde, solicitando o funcionamento noturno na Unidade Básica de Saúde do bairro Mário Andreazza. Durante sua fala, ela fez questão de parabenizar a Secretaria de Saúde pelas melhorias no atendimento à população.
“Quero agradecer a secretária de Saúde, e a senhora Soraya Galdino, pelo esforço de proporcionar uma saúde mais acessível à população, e a solicitação de funcionamento noturno na UBS do Rio do Meio é uma das formas de garantir que mais pessoas sejam atendidas”, destacou.
Projetos de Lei e Resoluções
Durante a sessão, diversos projetos de lei e resolução foram apresentados:
-
Projeto de Decreto Legislativo: O vereador Jossauro Pereira propôs a concessão do título de cidadão bayeuxense ao senhor Saulo Costa Andrade.
-
Projeto de Decreto Legislativo: O vereador Adriano do Táxi apresentou um projeto para conceder o título de cidadão bayeuxense à secretária do Meio Ambiente, Jeovania Queiroz.
-
Projeto de Decreto Legislativo: Outro projeto de Adriano do Táxi visa conceder o título de cidadão bayeuxense ao presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta.
-
Projeto de Decreto Legislativo: A vereadora Pastora Anunciada propôs a concessão do título de cidadão bayeuxense ao presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Adriano Galdino.
-
Projeto de Resolução: A Mesa Diretora da Câmara apresentou um projeto de resolução que autoriza o Poder Legislativo de Bayeux a instituir um programa de incentivo à ação voluntária dos vereadores, com destinação de um percentual de seus subsídios para o Hospital Napoleão Laureano.
-
Projeto de Resolução: O vereador Adriano Martins apresentou um projeto de resolução concedendo a medalha Assis Chateaubriand ao presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta.
-
Projeto de Indicação: A vereadora Iara Caetano indicou à prefeita de Bayeux, Tacyana Leitão, a elaboração de um projeto de lei para o desassoreamento do canal do Mangue, no bairro São Lourenço, além de toda a extensão dos manguezais da cidade.
Todos os projetos receberam parecer favorável da Comissão de Constituição de Justiça da Câmara e forma aprovador pelos vereadores presentes na sessão.
Requerimentos verbais e voto de pesar
Além dos requerimentos formais, diversos vereadores apresentaram requerimentos verbais. O vereador Adriano do Táxi solicitou capinagem na Rua Manuel Paulino Gomes, no bairro Mário Andreazza. A vereadora Iara Caetano pediu o reinício das obras paralisadas nas creches dos bairros São Bento e Baralho, enquanto a vereadora França solicitou o funcionamento noturno na Unidade Básica de Saúde do bairro Mário Andreazza e melhorias na infraestrutura do cemitério municipal.
A vereadora Eloah Felinto também fez um requerimento verbal pedindo a reinstalação de uma parada de ônibus na Avenida Brasil, entre a São Sebastião e a 21 de Abril.
“Esta parada atende muitos estudantes, principalmente aqueles que frequentam a Escola Técnica e outras instituições de ensino da região, além de trabalhadores locais. A falta de um ponto de ônibus tem causado transtornos a essas pessoas”, disse Eloah.
A vereadora Rosiene Sarinho, após um período de afastamento devido a um procedimento cirúrgico, retornou à Câmara e expressou sua gratidão.
“Agradeço a Deus por estar de volta e também a todos pela confiança em mim depositada. Como corregedora parlamentar do Conselho de Ética, reafirmo meu compromisso com a transparência e integridade no nosso Legislativo”, declarou emocionada.
A sessão foi marcada ainda por um voto de pesar do vereador Nôaquinha, que lamentou a morte de um morador local, conhecido como Naldo Baixinho.
“Hoje, venho com tristeza falar sobre a perda de Naldo, um amigo de pelada de muitos anos. Infelizmente saiu de casa pra trabalhar e vai voltar no caixão”, afirmou Nôaquinha, emocionado.