Na sessão ordinária realizada nesta terça-feira (1), a Câmara Municipal de Bayeux debateu e aprovou uma série de requerimentos que visam promover melhorias na infraestrutura urbana, ampliar programas sociais e reforçar ações de saúde e segurança no município.
A vereadora Jays de Nita apresentou dois requerimentos importantes, solicitando a criação de um espaço PET nas praças da cidade e a implementação de um programa de ampliação e melhorias de habitação para pessoas de baixa renda. A parlamentar destacou a necessidade de oferecer áreas adequadas para animais de estimação e proporcionar moradias mais dignas para a população vulnerável.
O vereador Berguinho do Impacto Som apresentou um requerimento solicitando a pintura da Praça do São Bento, localizada no bairro de mesmo nome. A proposta busca revitalizar o espaço público, garantindo um ambiente mais agradável e seguro para os moradores.
A vereadora Pastora Anunciada fez um apelo ao secretário de infraestrutura, Jefferson Kita, para que sejam realizados serviços de terraplanagem, poda e instalação de iluminação no trecho entre as ruas do Jardim Aeroporto, especialmente na Rua Antônio Gregório Neves e na Rua Severino Isabel Andrade. A parlamentar também pediu a realização de mutirões trimestrais de exames para mulheres, em parceria com a Secretaria de Saúde e a Secretaria da Mulher.
Durante seu pronunciamento, Pastora Anunciada reforçou a necessidade de instalação de uma faixa de pedestre na Avenida Liberdade, em frente à Escola Manancial do Saber, um pedido feito anteriormente, mas que ainda não foi atendido. “As crianças estão enfrentando muita dificuldade ao chegar na escola para atravessar a rua. Isso está trazendo um desconforto muito grande”, destacou.
A vereadora Iara Caetano também apresentou um requerimento à Semob de Bayeux, solicitando a revitalização de faixas de pedestres em diversos trechos da cidade. Além disso, propôs de forma verbal um projeto de lei para a criação de um programa de combate à obesidade, com o objetivo de prevenir doenças crônicas como diabetes e problemas cardiovasculares.
A vereadora Eloah Felinto apresentou dois requerimentos: o primeiro visa a alteração no ponto de ônibus localizado em frente ao restaurante popular, e o segundo pede à Secretaria de Desenvolvimento Humano e à Secretaria de Administração do Governo do Estado da Paraíba a cessão de uso do prédio da antiga Casa da Cidadania para o funcionamento da Patrulha Maria da Penha.
O presidente da Casa, vereador Adriano Martins, aproveitou a sessão para agradecer a todos os envolvidos no Prêmio Mulher Forte, realizado pela Câmara na segunda-feira (31).
“Quero agradecer a participação de todos vocês na noite de ontem. Sem vocês, nada daquilo teria acontecido. Desde aqueles que nos prestigiaram indicando os nomes para serem homenageados até os que estiveram diretamente na organização, para que pudéssemos fazer mais uma vez uma festa linda e maravilhosa, à altura dos homenageados”, ressaltou.