Câmara de Bayeux aprova retomada do TPU e projetos para melhorias na cidade

O presidente da Câmara de Bayeux, o vereador Adriano Martins, apresentou na sessão desta quinta-feira um projeto de indicação, que propõe ao Poder Executivo a elaboração de um projeto de lei para o retorno do Transporte Público Urbano (TPU) no município.

A proposta busca restabelecer o sistema de transporte coletivo que, anteriormente, fazia a interligação entre os bairros e o centro da cidade com uma tarifa reduzida. De acordo o vereador, a falta do TPU tem prejudicado moradores de localidades como o bairro do Baralho, Conjunto Mariz e Matinha, que atualmente precisam caminhar vários quilômetros para acessar o transporte intermunicipal.

“Precisamos ter de volta esse serviço tão necessário que outrora se chamava de TPU. A tarifa é bem reduzida, metade do preço dos ônibus que fazem o consórcio metropolitano Bayeux/João Pessoa, e irá trabalhar interligando todos os bairros com um ponto final no mercado público”, destacou Adriano Martins.

Além da proposta sobre o transporte público, a Câmara também aprovou outros projetos importantes. Entre eles está o projeto de lei de autoria do vereador Marcelo Bandeira, que determina a obrigatoriedade de profissionais capacitados em Libras para atendimento ao público surdo e mudo nos órgãos públicos municipais e estabelecimentos privados de grande porte no município. Outro projeto aprovado foi o de decreto legislativo, de autoria do vereador Nôquinha, que concede o título de cidadão bayeuxense à conselheira tutelar e professora Edivânia Maciel Dantas Oliveira.

Requerimentos

Durante a sessão, diversos requerimentos foram apresentados e aprovados pelos vereadores. O vereador Wagner do Grau solicitou a limpeza e capinação da Praça do Residencial Tarcila Borges, o serviço de tapa-buraco na Rua Damiana Paredes, no bairro do São Bento, e a limpeza e capinação da Praça do Vereador Franco, no bairro do Sesi. Já o vereador Marcelo Bandeira apresentou requerimentos para a reforma da parada de ônibus localizada na Avenida Liberdade, a realização de uma sessão especial no dia 25 de abril de 2025 para debater o Abril Azul, mês de conscientização sobre o autismo, além do serviço de drenagem na Rua Maria Guedes, no bairro do Sesi.

O vereador Berguinho do Impacto Som requereu a aplicação de manta asfáltica nas ruas São Sebastião e Avenida Estrela, no Centro de Bayeux. O vereador Josauro Pereira solicitou a revitalização das faixas de pedestre em pontos estratégicos da cidade. A vereadora Pastora Anunciada apresentou um requerimento para a criação de um setor de ginecologia no Centro de Referência da Mulher, com acompanhamento integral, além do calçamento e iluminação da Rua José Ricardo de Melo, que dá acesso à Rua Francisco Marques da Fonseca.

Outro requerimento aprovado foi do vereador Nôquinha, que solicitou o calçamento da Rua Antônio Leandro de Medeiros, no bairro Jardim Aeroporto.

Todos os projetos e requerimentos foram aprovados por unanimidade dos presentes.

Compartilhe:

Palavras-Chave: