Ir para o conteúdo

Câmara de Bayeux aprova projeto que amplia entrega de alimentos para a população em datas festivas

Em uma sessão marcada por pautas sociais, culturais e de infraestrutura, a Câmara Municipal de Bayeux aprovou, nesta terça-feira (8), o requerimento de urgência urgentíssima para a tramitação do Projeto de Lei nº 026/2025, de autoria do Poder Executivo, que institui a distribuição de alimentos em datas festivas no município.

A matéria, defendida pelo presidente da Casa, vereador Adriano Martins, e subscrita por outros parlamentares, visa transformar em política pública uma tradição já consolidada na cidade — a entrega de alimentos durante datas comemorativas. Neste ano, por exemplo, a proposta é que além do tradicional peixe da Semana Santa, sejam incluídos também arroz e leite, ampliando o impacto social da ação.

Adriano Martins destacou que a iniciativa representa mais do que um gesto simbólico, sendo um compromisso real com a segurança alimentar da população.

“Este ano, não queremos apenas distribuir o peixe. Vamos garantir também o arroz, o leite, itens essenciais para levar dignidade e reforçar essa tradição tão importante. Já vínhamos melhorando a cada ano, e agora queremos transformar isso em algo permanente, institucionalizado”, afirmou.

A vereadora Jays de Nita, relatora da proposta, apresentou parecer favorável, ressaltando que o projeto promove a inclusão social e valoriza as tradições culturais da população, contribuindo para a integração comunitária e a cidadania. Ela destacou ainda a legalidade, constitucionalidade e boa prática legislativa do texto.

Requerimentos

Durante a sessão, outras propostas também foram apresentadas pelos parlamentares. O vereador Adriano Martins propôs, por meio de projeto de indicação, a criação do programa Ronda Maria da Penha em Bayeux, revogando dispositivos da lei municipal nº 1498 de 2018, com o objetivo de fortalecer a proteção às mulheres vítimas de violência doméstica.

A vereadora Iara Caetano solicitou à Prefeitura e à Secretaria de Infraestrutura o reinício das obras de duas creches atualmente paralisadas: uma no bairro São Vicente e outra no Baralho. Ela também pediu que seja realizada a malha asfláltica na Rua Santa Rita, no bairro São Bento..

Já o vereador Cabo Rubens apresentou requerimentos voltados à manutenção de praças públicas e à poda de árvores, incluindo a vegetação próxima à Escola Pascoal Marcílio e no bairro Jardim Aeroporto. Ele aproveitou o grande expediente para agradecer à Secretaria de Meio Ambiente pela atenção dada às solicitações encaminhadas, ressaltando que o atendimento foi feito não ao vereador, mas à população que ele representa.

O vereador Berguinho do Impacto Som solicitou a pavimentação asfáltica da Rua Arnaldo Oliveira Lima, em São Bento, além da implementação da Sala Lilás nos serviços públicos de saúde, visando oferecer atendimento especializado às mulheres em situação de vulnerabilidade.

Wagner do Grau pediu que o Poder Executivo realize a manutenção do Ginásio Almir Domiciano, no bairro Mutirão, e providencie a iluminação do Estádio Lourival Caetano. Ele também apresentou, com entusiasmo, um projeto que reconhece o “wheeling”, popularmente conhecido como grau, manobra de motocicleta, como prática esportiva em Bayeux, reforçando o protagonismo da cidade nessa cultura urbana.

A vereadora Pastora Anunciada solicitou a presença de guarnição na UBS de Tambaí para garantir mais segurança aos usuários e profissionais da unidade. Já Adriano Martins, junto ao vereador Wagner do Grau, requisitou que seja enviado expediente ao Departamento Estadual de Estradas e Rodagens (DER) para execução do recapeamento no trecho entre a ponte do Rio Sanhauá e a rotatória do Lojão LCR, nos dois sentidos.

Adriano também apresentou um requerimento para que a Secretaria de Planejamento e Infraestrutura elabore um projeto paisagístico com o plantio de ipês e palmeiras em toda a extensão das Avenidas Liberdade, Brasil e Nova Liberdade, contribuindo com a arborização e beleza urbana da cidade.

Grande expediente

Durante o grande expediente, a vereadora França solicitou ao superintendente do DER uma análise sobre o setor de transporte urbano no bairro Alto da Boa Vista. Segundo ela, desde a pandemia houve uma redução na frota de ônibus que circula no local, afetando diretamente estudantes e trabalhadores que dependem do transporte público.

O vereador Josauro Pereira apresentou um projeto de indicação para a disponibilização de medicamentos manipulados de forma gratuita à população carente. Ele destacou que outras cidades do país já oferecem esse serviço e que, com empenho da gestão municipal e apoio de emendas parlamentares, Bayeux também poderá implementar essa iniciativa na rede pública de saúde.

Por fim, o presidente da Casa, Adriano Martins, apresentou voto de pesar pelo falecimento do cantor e compositor Antônio Barros, que ao lado da esposa Cecéu formou uma das duplas mais marcantes da música nordestina. “Antônio Barros e Cecéu são patrimônio do nosso forró, da nossa cultura. Fica aqui nosso respeito e sentimento pela perda desse grande artista paraibano”, afirmou.

 

Compartilhe:

Palavras-Chave: