Câmara de Bayeux realiza primeira audiência pública para discussão do PPA, LDO e LOA 2026

A Câmara Municipal de Bayeux realizou, na manhã desta quinta-feira (9), a primeira audiência pública para apresentação e discussão das peças orçamentárias do Plano Plurianual (PPA) 2026-2029, da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2026 e da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2026.

A sessão contou com a participação do contador Neuzomar Souza, de Michele Madruga, representando a Secretaria de Planejamento, da vereadora França, que secretariou a sessão, e do vereador Gabriel Silva.

O presidente da Câmara, Adriano Martins, destacou a importância da participação da sociedade civil e reforçou que a audiência tem caráter público e educativo.

“Geralmente, o que vinha sendo feito nessa casa era uma apresentação das secretarias, que a secretaria tinha feito e estão propostas a fazer. Isso não é obrigatório, por esse motivo, comigo isso não vai acontecer. Quando abrir o espaço para a sociedade civil, quem quiser participar, vá lá, participe para a sua fala, pois isso é uma audiência pública”, afirmou o presidente.

Durante a audiência, Neuzomar Souza explicou o funcionamento da LDO e da LOA, ressaltando que a compreensão da população sobre essas ferramentas é fundamental para uma gestão transparente e eficiente.

“Espero que tenha me expressado de forma compreensível, não apenas para vocês, mas para quem está em casa acompanhando. Esse trabalho melhora a participação da sociedade e contribui para que a gestão atenda às necessidades da população”, disse o contador.

Na sessão desta quinta-feira, participaram representantes das seguintes pastas: Gabinete da Prefeita, Gabinete do Vice-Prefeito, Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana, SEMMOP, PROCUM, Secretaria de Governo e Articulação Política, Secretaria de Comunicação Social, Procuradoria Geral do Município, Secretaria de Finanças, Secretaria de Administração, Secretaria de Educação, Secretaria de Infraestrutura e Instituto de Previdência dos Servidores de Bayeux.

A próxima audiência está marcada para terça-feira, 14 de outubro, e contará com a apresentação das seguintes secretarias: Meio Ambiente, Pesca e Bem-Estar Animal, Assistência Social e Segurança Alimentar, FIA, FMAS, Segurança Pública, Controle, Transparência e Fiscalização, Cultura e Turismo, Juventude, Esporte e Lazer, Mulher e Diversidade Humana, Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Saúde e Fundo Municipal de Saúde.

O presidente Adriano Martins reforçou que o objetivo das audiências é garantir transparência e estimular a participação da população nas decisões sobre os recursos públicos, contribuindo para o planejamento e execução de políticas que atendam às reais necessidades da cidade.

Compartilhe:

Palavras-Chave: